Chamo-me Mariquinhas Mendonça Guenji, sou Gestora na Secção de Gestão de Clientes, Departamento de Vendas Directas, Direcção de Negócios Empresariais (DNE).
Sou licenciada em Gestão e Contabilidade pela Universidade Privada de Angola (UPRA) e Pós-Graduada em Gestão Aplicada pela Nova School of Business and Economics e Angola Business School.
A minha história na UNITEL começou em 2002, depois do meu regresso à Angola após uma temporada em Lisboa, Portugal, onde residi durante uma década.
Regressei com o objectivo de abraçar novos desafios e comecei de imediato a busca por um emprego à medida dos meus sonhos que sempre foi fazer carreira numa empresa conceituada que me proporcionasse este crescimento. Entretanto, nunca pensei em trabalhar no sector das telecomunicações.
Na busca por uma oportunidade de emprego, apercebi-me que a UNITEL, na altura recém-criada estava a recrutar para a área de Apoio ao Cliente. O processo adivinhava-se bastante competitivo, mas, não obstante, senti-me determinada e acabei seleccionada entre o restrito grupo de 15 candidatos para as 2 vagas existentes.
Comecei como Assistente no Call Center, após 1 mês passei para a área de Gestão de Agentes e 3 anos depois à Delegada Comercial de Agentes, função que desempenhei durante 8 anos, até ser proposta para a então Direcção de Grandes Clientes (DGC), actual Direção de Negócios Empresariais (DNE).
Na DGC, fui Gestora de Carteira de Clientes do segmento governamental, Gestora da Secção da Administração Pública, e actualmente, Gestora da Secção de Gestão de Clientes, que compreende a Gestão dos Clientes das Grandes Empresas, Administração Pública, e as Pequenas e Médias Empresas.
Coordeno uma equipa de 29 Colaboradores jovens, dinâmicos, competentes e com grande vontade de aprender. Tenho tirado partido destas características para motivá-los para o trabalho com afinco, espírito de equipa e sentido de responsabilidade.
Felizmente, de uma forma geral, têm sabido corresponder e estar à altura dos desafios e exigências profissionais que algumas vezes chegam a comprometer os seus momentos de lazer e familiares.
Enquanto Gestora, o meu maior desafio é coordenar e motivar uma equipa bastante heterogênea em termos de background académico, personalidade, perfil profissional, e dotados de uma visão moderna mesmo ao nível da nossa empresa.
Essa experiência tem sido também enriquecedora, à medida que aprendo permanentemente com os meus colegas e me capacito para poder oferecer os melhores in puts, servir de mentora e exemplo para ajudá-los a lidar com situações de fórum profissional familiar e pessoal.
Nos últimos 20 anos, vivi vários momentos marcantes, que com certeza dariam um livro de muitas páginas com histórias das deslocações às Províncias em condições precárias e desconfortáveis tal como viajar em aviões de carga no meio da mercadoria para levar material para abertura das Lojas de Agentes, situações de pânico decorrentes destas deslocações e uma lesão na coluna que quase me impediu de andar e trabalhar.
Lembro-me a quando de uma viagem à Província do Cuando Cubango com o objectivo de preparar o lançamento da rede UNITEL, numa altura em que havia dificuldades de alojamento, e apenas um hotel ainda por inaugurar que a empresa alugou-o para a nossa hospedagem. Vivemos momentos de pânico durante a madrugada, quando fomos surpreendidas pelos guardas do referido hotel que embriagados tentavam arrombar os nossos quartos.
Depois de várias tentativas sem sucesso, muniram-se de pedras e outros objectos e de forma insistente arremessavam contra as portas. Assustadas, contactamos Luanda que accionou o Comando Militar da região que de imediato tomou providências. Os agressores foram detidos e ficamos sob protecção das tropas. Valeu o facto de que a empresa abria o sinal antes do lançamento, para que pudéssemos comunicar, se assim não fosse o desfecho seria dramático.
Falar das pessoas que marcaram a minha trajectória na UNITEL, é lembrar também de alguns já não fazem parte da empresa. Mas começo por mencionar a Matilde Conceição, uma irmã que adoptei na empresa, companheira de todas as horas e colega da mesma Direcção há 20 anos.
A Tatiana Costa é outra colega de que me lembro, partilhamos muitos momentos, pertencíamos à mesma área, a Paula Santos, minha colega de trabalho e de faculdade, apoiávamo-nos mutuamente, a Patrícia Matos, Carlos Cardoso, Adilson Sófia, Sammy Costa, Erika Pinto, Sérgio Malavolonek e Teresa Metzger, pela simpatia, amizade e consideração.
O Eduardo dos Santos, meu mentor, e actual Director, pela confiança e encorajamento. A Angélica Gonçalves, companheira da mesma Direcção, sempre pronta a escutar-me quando preciso de concertar ideias, o Carlos Soares, por acreditar em mim, com ele aprendo todos os dias e os Colaboradores das equipas com quem trabalhei e trabalho em particular a minha actual equipa, pela colaboração, comprometimento, e espírito de coesão.
Daqui a médio e longo prazo, vejo-me com uma carreira profissional consolidada, com mais experiência e capacidade para enfrentar novos e transcendentes desafios na empresa.
Em tudo na vida, devemos ser perseverantes e resilientes, além de comprometidos. Por isso, partilho sempre com a minha equipa e colegas de trabalho que devem investir de forma permanente no saber e na qualificação profissional, mantendo bem alta a bandeira da UNITEL, e contribuindo com todas as vossas forças para o engrandecimento desta que é uma das maiores empresas nacionais, e referência a nível da região.
Mariquinhas Guenji
Gestora de Gestão de Clientes
Direcção de Negócios Empresariais