Chamo-me Gelson Alcides Mendonça, a minha história na UNITEL começou no dia 9 de Fevereiro de 2006.
Tenho uma ligação muito forte com o universo das telecomunicações, porque a minha mãe trabalhou na ENATEL, a predecessora da Angola Telecom. E vivi muito de perto as suas experiências, até brinco com os meus amigos que quando nasci já tinha telefone em casa, o que era raro naquela altura.
Sou natural de Luanda, mas aos 3 meses fui viver para Malange com os meus avós onde permaneci até aos seis anos.
Sou o primeiro filho de 6 irmãos da parte materna e de um número sem conta da parte paterna.
O meu primeiro emprego foi como cobrador de táxi, numa altura em que os meus pais tinham acabado de se separar e era necessário ajudar nas despesas de casa.
Depois disso, trabalhei como garçon e apesar das dificuldades não me descuidei da formação que sempre foi a minha primeira aposta.
A minha mãe, mulher batalhadora e aguerrida, foi o meu pilar durante todo este período e responsável pelo que me tornei hoje.
Sou formado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e em Língua Inglesa pelo ISCED.
Em 2001 e acabado de entrar no ensino superior, fui trabalhar para empresa Consulteste como Técnico de Recolha de Dados. Fazia a recolha de preços e serviços a nível de Luanda que depois eram publicados numa rubrica no Jornal de Angola.
Em 2004, ingressei para o sector da educação e comecei a trabalhar como professor de Inglês na escola Mutu ya Kevela.
Entrei para a UNITEL em 2006, mas continuei a leccionar até 2010, altura em que já não foi possível conciliar as duas tarefas. Comecei como Assistente na Loja Cruzeiro, passei pelas Lojas Belas e Siac onde fiz parte do grupo que inaugurou ambas as Lojas.
Em Novembro de 2008, ano em que a empresa definiu como ano da expansão, havia uma grande necessidade de ampliarmos a rede de Agentes em todo território nacional onde havia cobertura de rede. Foi quando abracei um novo desafio como Delegado Comercial e juntei-me a uma nata de profissionais que naquela altura já andavam por Angola e faziam um excelente trabalho nessa área, falo de Mariquinhas Guenji, Matilde Tiago, Patrícia Matos, Paulo Cruz, Domingos Nogueira, João Passos, Juvenal Dias e Catarina Cumandala, com quem aprendi coisas novas e aperfeiçoei outras.
Em Junho de 2015, fui nomeado Gestor da Secção de Agentes, no Departamento de Agentes da Direcção de Agentes, função que desempenho até ao momento.
Tenho uma equipa composta por 12 Delegados Comerciais, distribuídos pelas Províncias de Benguela (4 Delegados), Huambo (3 Delegados), Kwanza Sul (3 Delegados) e Bié (2 Delegados).
O nosso principal desafio é fazer a angariação, gestão, acompanhamento e atendimento à rede de Agentes da Região Centro.
As obrigações laborais levam-me a viajar todas as semanas para, in loco, acompanhar as vendas da minha região. Com esta dinâmica, equilibrar o trabalho e a vida pessoal tem sido um desafio e tanto, mas o apoio incondicional da minha família é o combustível que me move e me mantém firme, por isso quando regresso à casa aproveito a maior parte do tempo para estarmos juntos.
Enquanto Gestor, todos os dias preparo-me para um desafio maior, procuro sempre aprender e crescer profissionalmente pois almejo chegar à banda de gestão da Direcção.
Após 16 anos, olho para trás e vejo um percurso recheado de muito trabalho, dedicação, aprendizado, crescimento e também frustrações, mas o melhor de tudo são as muitas vitórias já alcançadas.
Vivi vários momentos inesquecíveis outros caricatos que me moldaram como profissional, falo por exemplo de quando fui solicitado para dar suporte a extinta Direcção Comercial (DCO) e Direcção de Recursos Humanos (DRH), no processo de recrutamento para as Lojas Malange e Lunda Sul. Foi uma experiência única e enriquecedora.
Outro momento foi aquando da inauguração do sinal da rede na Comuna do Cafunfo, Município do Cuango, Província da Lunda Norte.
Este facto remete-me a uma história engraçada, que aconteceu quando eu, o Fernando Inglês (que já não está na empresa) e a equipa do fornecedor ATS regressávamos à Luanda depois de termos retirado o material da Loja de um Agente em Saurimo, para a Loja de outro Agente em Cafunfo. No meio do voo, o piloto puxou uma mangueira e começou a reabastecer o avião, atónitos, olhamos para àquela situação e só pensávamos em chegar são e salvos a Luanda, pois na altura os Aviões Antonovs registavam muito acidentes.
Todos precisamos uns dos outros, a UNTEL é hoje a maior empresa de Telecomunicações do País e desde o início moldou-nos para sermos uma família. Somos de facto a maior família de Angola.
Durante todos estes anos, passaram pela minha vida vários profissionais com quem partilhei momentos indeléveis e seria necessário um outro artigo para homenageá-los pois são muitos (risos). Falo de António Henriques da Silva (Dinguanza), antigo Director Comercial, pela frontalidade e verticalidade, Lorena Fernandes, actual Directora de Negócios para o Consumidor, Alcina Lopes (em memória), lembro-me que ambos chegávamos cedo à sede e ficávamos várias vezes a conversar sobre as vicissitudes do dia-a-dia.
Agradeço à equipa de 2008 da Loja Cruzeiro que me recebeu e guiou os meus primeiros passos na UNITEL, chefiada pela Paula Santos e o Paulino Silva, sem esquecer os colegas que naquela altura faziam parte do Ngin Care, falo de Rita Oliveira, José Mavungo, José Sousa, Bruno Salakiaku e tantos outros.
Não podia deixar de mencionar os colegas que quando me tornei Delegado Comercial, davam-me suporte nas segundas vias dos Agentes das outras Províncias, a minha antiga Gestora Ana Lima que apostou em mim para a banda de gestão, o meu Director Luís Esteves e toda equipa de gestão da DAG, um grupo incansável quando o assunto é prestar um serviço diferenciado e de excelência aos Agentes UNITEL.
Trabalhar na UNITEL foi com certeza uma das melhores coisas que me aconteceu. Agradeço a Deus todos os dias por cada momento que vivo aqui e pela família que ganhei.
A UNITEL abriu-me portas e continua a abrir até hoje, é uma escola onde o aprendizado é continuo.
Gelson Mendonça,
Gestor de Vendas Agentes
Direcção de Agentes