Conhece Eduardo Santos, um nome que faz parte da trajectória e crescimento da UNITEL. Começou há 20 anos como Técnico Comercial de Vendas Empresariais e galgou um percurso inspirador marcado por vários desafios até chegar a Director de Negócios Empresariais.
Sou um renascentista moderno, amante de grandes desafios e das boas práticas.
Comecei a minha carreira profissional, muito jovem, em 1985, na Televisão Publica Angola (TPA), como Jornalista de informação Económica, durante 14 anos. Nessa altura, exerci ainda as funções de Assessor de Comunicação, Imagem e Marketing, no Ministério das Pescas de Angola, no Governo Provincial de Luanda e na Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL).
Em Abril de 2001, fiz parte do pequeno grupo de Colaboradores (os abnegados 50), que lançou a UNITEL SARL, primeira operadora móvel GSM privada em Angola. Desde então, tenho vindo a trilhar uma brilhante, fiel e promissora carreira, na área de vendas empresariais.
Comecei como Técnico Comercial de Vendas Empresariais, (o primeiro comercial da empresa), função que desempenhei durante 7 anos.
Ao longos destes 20 anos, cada dia tem sido marcante para mim e alguns inesquecíveis como o dia em que chegamos a 1 milhão de Clientes, ou ao hilariante 11.000.000 (Onze Milhões) de Clientes. Ou ainda o dia em que estendemos o sinal da UNITEL para a primeira localidade fora de Luanda (Província de Benguela).
Anos depois, exerci a função de Chefe de Secção de Vendas Empresariais, e sou co-Fundador da então Direcção de Grandes Clientes (DGC).
Em 2011, abracei o desafio da Direcção Geral para ser o primeiro Delegado Regional da então recém-criada Região Centro, com sede na Província do Huambo onde permaneci durante 3 anos.
Em 2015 regressei à Luanda e assumi a função de Gestor Sénior de Vendas Empresariais na Direcção de Grandes Clientes.
Em Dezembro de 2020 fui nomeado Director, na altura da DGC, que após recentes reestruturações, passou a denominar-se Direcção de Negócios Empresariais- DNE.
A minha equipa é composta por 119 Colaboradores que se reinventa todos os dias e procura encontrar as melhores soluções para o nosso target.
Procuro liderar pelo exemplo e fico feliz quando percebo mudanças positivas no perfil profissional dos meus colegas. Mudar paradigmas e mentes estacionárias é o meu maior desafio enquanto líder.
A UNITEL é uma empresa cuja idade média é de 36 anos. Temos jovens talentosos e comprometidos. Enquanto líder, pretendo continuar a lapidar esses talentos, ajudá-los a reconhecer as suas valências e a crescer, tal como aconteceu comigo.
Em todos estes anos de trabalho árduo e também de muito aprendizado, destaco algumas pessoas que marcaram positivamente a minha trajectória, falo do Eng.º Amilcar Safeca, pela resiliência, Miguel Martins e Miguel Geraldes, porque apostaram em mim “in natura”, destapando o meu potencial.
“O Boss Eduardo é um profissional bastante receptivo, sensato, assertivo, empático, é o barómetro do equilíbrio emocional dentro da DNE, com quem podemos contar sempre,” Mariquinhas Guenji, Gestora de Clientes, contemporânea de Eduardo.
“Conheci o Eduardo quando entrei para a UNITEL, e em pouco menos de um par de semanas, a nossa relação passou de colegas, para amigos.
Falar do Eduardo, é lembrar da sua maturidade, foco, saber estar e se relacionar. Após décadas de convivência, continuo a afirmar que é um bom amigo e colega”, Liliano Silva, Gestor Sénior de Relações Internacionais, contemporâneo de Eduardo.
É com inefável honra que me sinto parte integrante do ADN da UNITEL, durante estes brilhantes 20 anos de sucesso. Esta empresa é para mim o coroar de um propósito e pretendo continuar a contribuir para a sua consolidação.
À geração futura, espero que continue com este legado e ajude a empresa a permanecer como uma referência nacional e a lutar para continuar a alcançar novas posições no ranking continental e quiçá mundial.
Transformem o futuro num presente desafiador, de 14 Milhões de Clientes!
Eduardo Santos
Director
Direcção de Negócios Empresariais