Faço parte de uma grande família, constituída por 10 irmãos.
Sempre gostei muito de estudar especialmente números e disciplinas que me desafiavam a pensar, exercitar o raciocínio lógico e a investigar permanentemente.
Comecei a minha trajectória estudantil no Município do Cazenga em Luanda. Fiz o ensino primário na Escola Adventista do Sétimo Dia (Escola do Tio Mukinda) e o ensino secundário no Colégio Ezri, curso de Ciências Físicas e Biológicas.
Após a conclusão do ensino secundário em 2009, decidi fazer um curso de inglês pois pretendia dar continuidade a formação fora de Angola.
Inicialmente o meu pai quis que estudasse em Portugal, mas acabei por viajar para a África do Sul.
Nesta altura sonhava ser Médico Cardiologista e como a África do Sul é um País com boas referências em Medicina, vi logo a oportunidade de realizar o meu sonho.
Em 2011 quando cheguei a cidade do Cabo- África do Sul, apercebi-me que tendo feito o ensino secundário em Angola, seria difícil ser aceite no curso de Medicina numa universidade sul africana.
Durante uma conversa com o meu Pai, sugeriu que fizesse o curso de Informática, porque, segundo o mesmo, era uma área em que as pessoas eram bem remuneradas tendo como exemplo os seus colegas.
Decidi inscrever-me nos cursos de Informática e Engenharia Electrónica na Universidade de Tecnologia, e fui aceite nos dois cursos mas acabei por escolher Informática que era a primeira opção.
O meu percurso na universidade foi marcado por muitos sucessos, recebi vários reconhecimentos académicos tais como: melhor estudante da Faculdade de Informática e Desenho, estudante com a média mais alta da faculdade, melhor estudante internacional e outros.
Durante a minha formação, tive a vontade de terminar logo e regressar ao País e trabalhar num dos sectores críticos com impacto directo na vida da população. E de acordo a minha área de formação, a UNITEL sempre foi a empresa na qual almejava trabalhar.
Quando ainda frequentava o 3º ano da universidade, registei-me no portal de recrutamento da UNITEL para fazer um estágio, mas na altura não tive sucesso.
Ao regressar a Angola, voltei a tentar a candidatura em Maio de 2016 e novamente sem sucesso. No ano seguinte submeti uma vez mais a candidatura e em Outubro de 2017, consegui finalmente ingressar nos quadros da UNITEL na Direcção de Risco Fraude e Segurança (DRFS).
Desde o processo de recrutamento até a fase de acolhimento, tive o suporte incondicional do eng.º José Sobreira e do Rui Horta. Estas duas pessoas acreditaram no meu potencial logo no nosso primeiro encontro e desde então deram-me todo suporte para tornar-me o profissional que sou.
Entrei como Técnico de Segurança de Informação, já fui Técnico de Cibersegurança e desde 2021 sou Técnico Especialista de Cibersegurança. Este reconhecimento é um marco na minha carreira, não me vou esquecer deste momento que é fruto de muita dedicação, trabalho árduo, foco e persistência.
Enquanto Técnico Especialista, adquirir permanentemente conhecimento e competências específicas que acompanhem a evolução do negócio, desenvolver uma capacidade técnica de excelência são os meus principais estímulos e o barómetro para o alcance dos meus objectivos.
Lidero uma equipa de 5 Colaboradores. O meu dia-dia tem sido marcado por vários desafios, mas com o suporte do meu Team e outros a nível da empresa em particular das áreas técnicas, tem sido possível ultrapassar muitos desafios com sucesso.
Em quase cinco anos de UNITEL, tenho percorrido uma trajectória diligente pois muito cedo me foram confiadas várias responsabilidades pelos meus Gestores a quem muito agradeço pela aposta e confiança.
Lembro que com apenas um ano e três meses de experiência de trabalho na área de Cibersegurança, o meu Director e Gestor Sénior, acreditaram no meu potencial e deram-me tarefas de Técnico Sénior.
Nessa altura senti um misto de confiança, responsabilidade e compromisso elevado e não pensava noutra coisa que não fosse apresentar um trabalho acima da média, por isso abracei cada aposta como um desafio sem qualquer indignação, porque estava confiante nas minhas capacidades e sabia que era a oportunidade para dar um grande salto na minha carreira profissional.
Trabalhar na UNITEL é um sonho tornado realidade. Tenho a oportunidade de lidar com uma das infraestruturas mais críticas do País e participar em projectos complexos que quando materializados têm impacto nas empresas e na população em geral.
O sentimento de ver particulares e empresas utilizarem uma solução na qual tive a oportunidade de participar desde o conceito até a implementação, é inexplicável.
Quando troquei de função, em 2018, da Segurança de Informação para a Cibersegurança (Segurança de Sistemas Lógicos na altura), além do suporte e acolhimento da minha actual equipa, tive igualmente o suporte incondicional da equipa de Redes e Suporte da DIT – Direção de IP e Transmissão.
Esta equipa fez-me acreditar cada vez mais no pilar Colaboração da política interna da empresa, o “Somos Unitel”, pois deram-me tudo o que era necessário para conhecer melhor a rede da UNITEL e poder desempenhar as minhas funções com maior vigor.
Que a UNITEL é uma empresa que aposta fortemente no desenvolvimento dos seus Colaboradores e oferece várias oportunidades de melhoria e crescimento na carreira que se adequam aos objectivos de cada Colaborador, isso é inquestionável pois sou um desses exemplos.
Pela UNITEL fiz formações e obtive certificações que nunca pensei obter tão cedo, tal como Certified Information Systems Security Professional (CISSP), Check Point Certified Security Master (CCSM), Check Point Certified Security Master Elite, e Check Point Certified VSX Administrator.
Em 2019 e 2020, pude ainda participar em conferências internacionais de Cibersegurança em Vienna- Áustria onde fiz networking com vários especialistas do ramo com reconhecimento mundial, com quem pude aprender e colher muito conhecimento.
Na UNITEL, o crescimento profissional não depende única e exclusivamente dos anos de casa do Colaborador, mas principalmente da dedicação, motivação e a vontade de querer crescer na sua área de actuação através de formações, autodidactismo e resultados positivos que contribuem para a melhoria da prestação dos serviços aos nossos Clientes.
A minha ascensão em termos de categoria, deveu-se exactamente a estes factores e ao compromisso que assumo no desempenho das funções.
Por isso, defendo que na UNITEL somos os principais protagonistas do nosso percurso. Devemos olhar a empresa como um parceiro, trabalhar para o seu desenvolvimento e das nossas carreiras.
Não devemos olhar só para o percurso do outro, mas criar o nosso próprio caminho e claro sempre absorvendo o conhecimento de quem já viveu experiências semelhantes e respeitando a opinião dos outros.
Dialungana Malungo
Técnico Especialista de Cibersegurança
Direção de Risco Fraude e Segurança