My Unitel

Notícia

A Minha História na UNITEL- Chila Gil

Nasci na Província de Luanda. Quando criança sonhava ser médica, mas a minha mãe dizia sempre que eu não tinha coragem suficiente para esta profissão e que devia fazer um curso técnico.

Segui a sugestão e fiz o curso médio de Electricidade, no instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL). Sou licenciada em Engenharia Informática e Pós-Graduada em Gestão Aplicada.

Entrei para UNITEL 2003 como Assistente de Call Center, numa altura em que a empresa tinha uma única instalação situada na Marechal Brós Tito,

Atendíamos todo tipo de Clientes, desde o mais inteligível ao mais complexo. Foi uma época inesquecível, lembro que diariamente os Clientes ligavam para perceber como é o que o saldo havia terminado se não tinham efectuado muitas chamadas ou para perceber se eram pessoas ou uma secretária electrónica que os atendia devido a padronização e o rigor na resolução das suas inquietações.

Após 5 anos, assumi a função de Assistente Comercial, fazia activação de segundas vias de cartão SIM de voz das outras Províncias.

Em 2009, já no 3º ano da faculdade, concorri a uma vaga interna para Técnica de Suporte na Direcção de Sistemas de Informação – DSI e comecei então a conciliar a teoria à prática.

Após algum tempo de trabalho e muitos desafios, passei a interinar a Secção de Suporte Ao Utilizador, do Departamento de Plataformas e Suporte Corporativo, e depois de concluir a universidade fui nomeada Gestora da área.

Recordo quando fiz a minha primeira apresentação na reunião de pelouro técnico, a sala estava completa de Directores, Gestores Séniores e alguns colegas. Senti nervosismo, frio na barriga, e transpirava, mas com o suporte da minha Gestora Sénior, tudo correu como esperado.

O meu dia-dia é de muitos desafios. Gerir não é uma tarefa fácil principalmente numa área técnica onde a determinação, foco resiliência são regularmente solicitadas e por isso sinto muito orgulho por fazer parte da percentagem de mulheres Gestoras da UNITEL.

Para lidar com o frenesim de ser mãe, esposa, e pertencer a banda de gestão numa empresa dinâmica como a UNITEL, há alguns anos apostei na prática diária de exercícios físicos. Com isso tive e vivo uma mudança a todos os níveis, falo de saúde, bem-estar, boa forma física, e boa disposição para trabalhar e tratar de questões pessoais.

Tenho uma equipa composta por nove pessoas. Somos a 1ª Linha de Suporte Técnico para Sistemas Corporativos, damos suporte a todos níveis desde o atendimento telefónico, gestão de pedidos, gestão do parque de equipamento informático e outras actividades, a nível de toda a empresa.

“A Chila profissionalmente, é uma pessoa muito assertiva e competente. Agora no lado pessoal, é uma pessoa de boa índole, que transmite boas energias, tanto no lado familiar como entre amigos”, Licínio de Deus- Técnico de Suporte Transversal.

Enquanto gestora, o meu maior desafio é garantir que a equipa trabalhe de acordo os processos e procedimentos internos de modo a apresentar os resultados definidos.

“A Chila é significado de trabalho em equipa, dedicação e transformação. Gosto muito de trabalhar com ela pois todos os dias é um aprendizado diferente e está sempre disposta aprender e a progredir”, Gizela Mendes- Gestora de Suporte Transversal.

Há 18 anos na empresa, passei por vários momentos indeléveis e de muito aprendizado, falo da época em que passei pela área de Apoio ao Cliente e ouvia as suas necessidades, ajudava-os a ultrapassar as dificuldades, e vivia todos os dias de maneira diferente, pela própria dinâmica do trabalho, o que me conferiu uma visão abrangente do negócio.

Viajar por Angola para instalar equipamento informático e participar da inauguração de algumas Lojas, dar suporte aos colegas e resolver situações relacionadas a falha de sistemas nas Lojas, são outros momentos marcantes que me conferiram traquejo no suporte técnico.

A minha inspiração profissional é o Eng.º Amílcar Safeca, Administrador e Director Geral Adjunto na UNITEL por ser um profissional admirável a todos os níveis, com uma forma determinante de abordar e tratar as situações, além do alto nível de sapiência, escuta activa e de disponibilidade para ajudar-nos a crescer profissionalmente, é de facto um ser surpreendente.

Quando atingimos um certo nível profissional, vimos que é possível fazer muito mais e eu pretendo continuar a trabalhar, obter mais conhecimento para daqui a cinco ou dez anos alcançar o cargo de Gestora Sénior ou outra posição superior.

A UNITEL é uma excelente empresa, trabalhar nela é desafiarmo-nos todos os dias e concorrer ao crescimento profissional.

 

Chila Gil

Gestora de Suporte Transversal

Direcção de Sistemas de Informação