O maior festival de música e cultura em Angola, o “UNITEL – Festa da Música BFA 30 Anos”, celebrou a sua oitava edição com um estrondoso sucesso na Baía de Luanda, no dia 08 de Julho. A edição deste ano foi um marco histórico na vida cultural angolana e superou todas as expectativas.
Apresentado por Djanira Barbosa e Benvindo Magalhães, o festival juntou uma verdadeira constelação de artistas, nacionais e internacionais, com a presença destacada de Leo Santana, um dos maiores fenómenos da música brasileira, que contou com a participação especial da cantora Pérola no palco. Outros grandes nomes da música angolana, como C4 Pedro, Puto Português, Anna Joyce, Força Suprema, John Trouble, DJ Loló, Cleyton M, Soarito, DJ Omix, Séketxe, Mobbers, Heavy-C, Elizabeth Ventura, Cage One, Dji Tafinha e Phedilson, também enriqueceram o cartaz do evento.
Uma das grandes inovações desta edição foi a inclusão de novas experiências interactivas, um ponto make-up, patrocinado pela Fidelidade, e uma zona para tirar Foto Reels, com Spotify UNITEL. O público também pôde interagir com brigadistas da UNITEL, Spotify, UNITEL Money e BAZZA e receberam ofertas de Água Perla e B’tat e Xips. Patrocinadores como Cuca, TAAG, Fidelidade, Ford, Betpremium e Secil Marítima, contribuíram significativamente para o evento.
“As expectativas foram totalmente alcançadas. Conseguimos trazer este ano mais parceiros para permitir realizarmos um Festival com o mesmo nível dos anos anteriores, tivemos bons músicos e o povo gostou. Todos os anos primamos pela organização e segurança, e, este ano, foi visível isso. A Festa da Música, foi realmente um sucesso”, declarou Teodoro Fernandes, Director de Marketing e Negócios Digitais da UNITEL.
A transmissão do evento foi feita em tempo real, pelos canais TPA 1 e 2, assim como, pelos Canais Digitais da UNITEL e Platinaline, no Facebook e Youtube, permitindo que mais pessoas tivessem acesso à grandiosidade deste festival.
Do ponto de vista socioeconómico, o evento gerou um impacto significativo. Contou com a presença de cerca de 32.000 pessoas e envolveu a participação de 17 artistas e 78 instrumentistas. Além disso, foram contratadas 3 empresas de segurança e mais de 1.300 homens, entre segurança privada e agentes da ordem pública, garantindo a tranquilidade do festival. Serviços públicos como a Polícia Nacional, Inema, CISP, DIP, Bombeiros, Administração Municipal e Governo Provincial de Luanda, estiveram directamente envolvidos na organização.
No local do evento, estiveram presentes 70 restaurantes e bares, na praça de alimentação, e 92 empresas locais foram contratadas, directamente, gerando aproximadamente 1.700 empregos directos e mais de 4.000 empregos indirectos. Além disso, 53 hotéis e restaurantes estiveram envolvidos na hospedagem dos visitantes. Mais de 3.000 pessoas vieram de fora de Luanda, das Províncias do Bengo, Benguela, Huila, Cwanza Sul e Cabinda, para assistir ao show, reforçando o alcance e a relevância do festival.
A UNITEL mantém o seu compromisso em expandir a Festa da Música, levando entretenimento e cultura a diversas Províncias de Angola e reafirmando o seu papel como um dos principais impulsionadores da música e economia angolana.
Sobre o “UNITEL- Festa da Música BFA 30 Anos”
Surgiu em 2016, numa iniciativa da UNITEL, pela importância da música para o desenvolvimento da cultura, sendo considerado actualmente um dos maiores festivais do País. Assumindo em 2023 o nome “UNITEL- Festa da Música BFA 30 Anos”, o Festival aposta na promoção de shows com artistas nacionais e internacionais, contribuindo desta forma para o enriquecimento cultural do público angolano.
Em oito anos, o Festival, que se distingue por levar shows a diferentes Províncias de Angola, tem proporcionado muita música, animação, dança, humor, alegria e conhecimento.