My Unitel

Notícia

2ª Fase Programa “Internet que Kuia”

A UNITEL e o UNICEF, apresentaram no dia 02 de Dezembro em Luanda a segunda fase da plataforma “Internet Que Kuia”.

Esta nova etapa vai permitir aos adolescentes e jovens, o acesso gratuito às informações de saúde, higiene, relacionamentos e outros assuntos, nas plataformas, “Internet Que Kuia” (IoGT) e “SMS Jovem “(U-report) geridas pelo UNICEF, redes socias: Site, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e via SMS durante a vigência do memorando.

Lançado em 2015 a iniciativa “Internet of Good Thinks”, adaptada para o contexto angolano em 2018 como “Internet Que Kuia” (internetquekuia.org), disponibiliza informações sobre saúde materno-infantil, higiene, conselhos de saúde sexual e reprodutiva na adolescência, informações de emergência em doenças como a febre-amarela, cólera ou ébola, HIV e segurança na Internet, técnicas de parentalidade positiva e muito mais.

Nos últimos 4 anos, 357.327 jovens e adolescentes usuários. acederam a plataforma para ter acesso a todos estes conteúdos.

O princípio da “Internet Que Kuia” é simples: a informação pode mudar a vida das pessoas.

“Uma mãe com informação pode proteger o seu bebé de várias doenças; um líder comunitário com informação pode mudar a vida da sua comunidade ao provocar mudanças positivas de comportamento; um adolescente informado pode ajudar os amigos e colegas a evitar o VIH e a acabar com mitos relacionados com a sexualidade, enquanto as crianças podem aprender sobre os seus direitos”, lê-se na Nota apresentada na cerimónia.

Em Angola a iniciativa a ser implementada com o apoio da UNITEL, desde 2018, assegura que os Clientes UNITEL, não gastem saldo e dados para ter acesso ao site, ou seja, se houver saldo no telemóvel, este não será cobrado nas páginas da plataforma.

“A inclusão digital dos jovens de modo geral e em particular o acesso à internet aumenta oportunidades para reduzir desigualdades, especialmente quando combinada com práticas educacionais inclusivas, que contribuem para o autoconhecimento e a inteligência emocional”, aponta a Nota.

O acesso à informação é um importante motor para o desenvolvimento de um País e para a melhoria dos indicadores sociais, através de cidadãos bem informados e participativos.

Na cerimónia que aconteceu no auditório do Complexo Escolar Divina Providência, no Kilamba Kiaxi, estiveram presentes representantes dos Ministérios da Educação, da Saúde, da Juventude e Desportos, da Administração Municipal do Kilamba Kiaxi, alunos do Ensino Secundário, do UNICEF e da UNITEL, representada pela Gestora Sénior de Responsabilidade Social Corporativa, Cecília Fernandes.

Promover a plataforma junto dos adolescentes e jovens, que são o público primário, foi a razão do lançamento desta nova fase da iniciativa.

A UNITEL é o Futuro!